VIELLE MUSICAL

VIELLE MUSICAL

Este é o experimento que fica na Unidade Móvel.

1.

PASSO 1: Girar a manivela continuamente.

2.
PASSO 2: Enquanto isso, apertar as teclas.
3.

PASSO 3: Observar o que acontece com as miçangas enquanto as cordas vibram.

Este é o experimento que fica na Unidade Móvel.

PASSO 1: Girar a manivela continuamente.

PASSO 2: Enquanto isso, apertar as teclas.

PASSO 3: Observar o que acontece com as miçangas enquanto as cordas vibram.

O QUE ACONTECEU: A ENERGIA CINÉTICA do movimento da manivela faz vibrar as cordas que, em contato com a roda, transformam essa energia em ENERGIA SONORA. Apertar as cordas em diferentes locais faz o som da vibração mudar, criando notas musicais. As vibrações da ENERGIA SONORA resultante do movimento da corda sobre a roda se transforma em ENERGIA CINÉTICA que movimenta as miçangas.

ESSA TRANSFORMAÇÃO TAMBÉM APARECE…

No violino, no piano, no berimbau, na bateria… A maioria dos instrumentos (sem contar os de sopro e eletrônicos) segue a lógica de colocar um material elástico para vibrar e produzir som: a corda do violão, a pele do tambor, o metal do sino.

Quando a janela da sua casa vibra quando passa na rua um carro com o som muito alto. Isso acontece porque a energia sonora é uma onda que se propaga pelo ar, fazendo com que as coisas que estão perto dela vibrem.

Na brincadeira do telefone sem fio. A energia sonora da voz vibra o cordão entre as latinhas, permitindo ouvir nitidamente o que a outra pessoa fala. Isso acontece porque o ar é um mau condutor de sons, enquanto meios sólidos como o barbante e o plástico ou metal são bons condutores.

EXPERIMENTO NA SALA DE AULA

EXPERIMENTO 1: Para verificar se as ondas sonoras são realmente capazes de mover objetos, você e seus alunos podem fazer um experimento com pote de vidro sem tampa, elástico, saco plástico bem fino, açúcar, colher e assadeira de metal.

EXPERIMENTO 2: Se seus alunos forem mais velhos e você tiver acesso a um violão, pode levá-lo para a sala de aula e explorar conceitos físicos como tensão, frequência e velocidade das ondas sonoras.

EXPERIMENTO NA SALA DE AULA

EXPERIMENTO 1: Para verificar se as ondas sonoras são realmente capazes de mover objetos, você e seus alunos podem fazer um experimento com pote de vidro sem tampa, elástico, saco plástico bem fino, açúcar, colher e assadeira de metal.

EXPERIMENTO 2: Se seus alunos forem mais velhos e você tiver acesso a um violão, pode levá-lo para a sala de aula e explorar conceitos físicos como tensão, frequência e velocidade das ondas sonoras.

REFERÊNCIAS

Outros links que podem inspirar seu trabalho em sala de aula

REFERÊNCIAS

Outros links que podem inspirar seu trabalho em sala de aula

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE