O QUE É CPFL NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO

O QUE É CPFL NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do estado de São Paulo que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e seus familiares.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

FUNCIONAMENTO

FUNCIONAMENTO

NA ESCOLA

Serão fornecidos materiais didáticos impressos – Almanaque do Aluno e Caderno do Professor – com atividades que exploram o universo da energia elétrica.

NA COMUNIDADE

Utilização das Redes Sociais para pulicação dos projetos dos alunos.

NAS FAMÍLIAS

Uso de aplicativo. Jogo no estilo bichinho virtual que ensina boas práticas de consumo e economia.

CPFL NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO É UMA INICIATIVA DA CPFL PAULISTA E DA CPFL PIRATININGA.

SER EFICIENTE, NO USO DE RECURSOS NATUAIS, É UM DOS JEITOS DE TORNAR O MUNDO MAIS JUSTO E SUSTENTÁVEL PARA TODOS.

CPFL NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO É UMA INICIATIVA DA CPFL PAULISTA E DA CPFL PIRATININGA.

SER EFICIENTE, NO USO DE RECURSOS NATUAIS, É UM DOS JEITOS DE TORNAR O MUNDO MAIS JUSTO E SUSTENTÁVEL PARA TODOS.

UM JEITO DE PENSAR E FAZER CIÊNCIA

Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele.
A Ciência é uma delas.

UM JEITO DE PENSAR E FAZER CIÊNCIA

Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele. A Ciência é uma delas.

A metodologia de CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessário para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.

Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman.

Postman dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. É a partir dessas reflexões que propomos uma possibilidade metodológica para o ensino das Ciências Naturais.

Convidamos os estudantes a explorar o mundo da energia a partir de operações intelectuais indispensáveis para adquirir conhecimento científico, nas quais são desenvolvidas habilidades sobretudo relacionadas à OBSERVAÇÃO.

 

A proposta deste projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também OS JEITOS DE PENSAR DA CIÊNCIA e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico.

 

 

NOSSOS VALORES

Toda ação educativa é fundada em valores – guias de ação que servem para orientar nossa atuação. Dito de outra forma, servem para dar forma ao mundo que convidaremos as crianças e jovens a sonharem conosco.

NOSSOS VALORES

Toda ação educativa é fundada em valores – guias de ação que servem para orientar nossa atuação. Dito de outra forma, servem para dar forma ao mundo que convidaremos as crianças e jovens a sonharem conosco.

Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente
Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo
Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica

CONCEITOS ABORDADOS

CONCEITOS ABORDADOS

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE