METODOLOGIA

Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele. E a Ciência é uma delas.

OPERAÇÕES INTELECTUAIS: O JEITO DE PENSAR DA CIÊNCIA

A metodologia de CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessário para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.

Todos os recursos que fazem parte de CPFL nas Escolas – Energia em Jogo se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do

A partir de uma das ideias mais geniais de Postman, que dedicou sua vida a pensar sobre educação moderna, escola, Sociedade e tecnologia, propomos uma possibilidade metodológica para o ensino das Ciências Naturais.

Numa de suas obras (Teaching as a subversive activity), Postman diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de algumas operações intelectuais que fazemos:

A proposta deste projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também OS JEITOS DE PENSAR DA CIÊNCIA – as operações intelectuais – porque foram esses processos que permitiram a construção dos conhecimentos científicos. Tanto quanto seguem permitindo sua compreensão.

INICIATIVA
REALIZAÇÃO