Jeremiah Thoronka: Conheça o jovem que transforma vidas com energia sustentável

01/04/2022

O estudante serra-leonês usou o movimento de pedestres para criar um sistema de energia elétrica sustentável para sua comunidade.

Transformar vidas a partir da energia sustentável. Essa é a ambição de Jeremiah Thoronka, 21, estudante serra-leonês que usou o movimento de pedestres para criar um sistema de energia elétrica renovável para sua comunidade.

“Eu vivi sem eletricidade. Hoje sou um entusiasta da energia sustentável porque me conecto diretamente com o problema”, compartilhou o jovem em vídeo gravado para o Global Student Prize, premiação internacional voltada para estudantes que transformam a educação.

Desde que desenvolveu o dispositivo Optim Energy, cerca de 150 residências e 15 escolas conseguiram abastecimento gratuito em Freetown, cidade natal de Jeremiah. Isso representa uma melhoria de 5% no acesso à energia elétrica da comunidade.

Como resultado de seu trabalho, o estudante venceu a primeira edição do Global Student Prize. A premiação é considerada o Nobel da Educação. Com o prêmio de 100 mil dólares, Jeremiah pretende escalar a solução inovadora para construir um setor energético eficiente em Serra Leoa.

“Definitivamente, acesso à eletricidade é um direito humano. Nós não podemos nos desenvolver em uma sociedade sem energia elétrica. Portanto, quero ver esse cenário mudar”, reforça o jovem.

O que consumo consciente de energia tem a ver com educação?

Infância de direitos negados

Desde meados dos anos 2000, o consumo de energia em Serra Leoa aumentou 65%. Entretanto, os sistemas de abastecimento não acompanharam a demanda. Atualmente, cerca de 89% da população do país não tem acesso à eletricidade.

Foi neste contexto que Jeremiah cresceu. Ao mesmo tempo, conviveu de perto com as consequências da guerra civil no país natal. Assim como ele, muitos jovens no campo de refugiados passaram por dificuldades para estudar sem energia elétrica.

Do mesmo modo, as famílias utilizam carvão para cozinhar e garantir a iluminação durante a noite. Por conta disso, toda a comunidade sofre com a poluição do ar e problemas respiratórios causados pela fumaça da queima do combustível.

Enquanto isso, Jeremiah Thoronka buscava na Ciência uma alternativa para este cenário. Quando completou 10 anos de idade, ganhou uma bolsa para estudar em uma das melhores escolas da cidade.

Três anos depois, ele e um colega de classe criaram o primeiro aparelho de Serra Leoa construído com Internet das Coisas. A partir de então, o jovem começou aprofundar as pesquisas relacionadas à produção renovável de energia.

“Queria trazer para minha comunidade um sistema sustentável de geração de energia elétrica, que não exigisse consumo excessivo de recursos naturais”, relembrou Jeremiah, em entrevista para a BBC.

Letramento científico: Por que é importante para a educação?

Optmin Energy: a solução de Jeremiah Thoronka

Aos 17 anos, Jeremiah Thoronka conseguiu uma bolsa na African Leadership University, em Ruanda. A instituição de ensino superior é voltada para formação de futuros líderes do continente africano.

Conforme foi avançando nos estudos, o jovem usou seus conhecimentos para desenvolver um dispositivo que aproveita a energia cinética para gerar energia elétrica limpa e sustentável. Assim nasceu a startup de impacto Optim Energy.

Na prática, a tecnologia funciona a partir do movimento. Por ser um aparelho piezoelétrico, não precisa de nenhuma fonte externa de energia para funcionar. Em outras palavras, a carga elétrica é produzida através do estresse mecânico no entorno.

Por exemplo, ao colocar o dispositivo em uma área movimentada, as vibrações geradas pelos pedestres se transformam em eletricidade. Logo, a solução de Jeremiah não depende de condições climáticas específicas, apenas de movimento.

Após a experiência bem sucedida em Freetown, a Optim Energy foi listada entre as 98 startups líderes no setor de energia pelo grupo das Nações Unidas para Crianças e Jovens.

Premiações

Além de ser o vencedor do Global Student Prize — que contou com 3,5 mil indicados em 94 países diferentes — Jeremiah Thoronka foi reconhecido por diversas premiações. Incluindo o African Leadership University Innovative Thinker 2020 e o Commonwealth Youth 2021, por excelência em desenvolvimento. O jovem também entrou para os 100 Jovens Líderes de Conservação da África no World Wildlife Fund.

Corrente de inovação sustentável

Atualmente, Jeremiah Thoronka usa sua experiência como empreendedor social para mobilizar outros jovens interessados em combater as mudanças climáticas e desenvolver soluções sustentáveis no setor energético.

Nesse meio tempo, publicou artigos acadêmicos, organizou workshops e deu palestras em eventos globais, como o Fórum Mundial da Juventude e a Semana de Inovação IRENA.

Além disso, trabalhou como voluntário em organizações da sociedade civil em prol da educação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sob o mesmo ponto de vista, ampliou o escopo da Optim Energy. Agora, a startup se dedica a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, educar os cidadãos sobre eficiência energética e construir um sistema energético mais seguro na África.

Por fim, a avaliação levará em consideração as descobertas e também as propostas dos estudantes para resolver ou minimizar os problemas identificados. Portanto, a ideia é que a turma pense em soluções de eficiência energética para a escola.

Aprenda mais sobre energia sustentável com o CPFL nas Escolas!

Assim como no caso de Jeremiah Thoronka, a transformação começa a partir da educação. Por isso, o CPFL nas Escolas – Energia em Jogo se propõe a difundir uma cultura de desenvolvimento sustentável e eficiência energética.

Realizada nas escolas do estado de São Paulo, a iniciativa conta com materiais didáticos que apresentam não somente conceitos ligados à eletricidade, mas também formas de pensar o consumo consciente de energia no dia a dia.

A partir de atividades práticas, professores e estudantes exercitam a observação e a argumentação. Além disso, refletem sobre o impacto socioambiental da produção energética em suas comunidades. Confira a metodologia do projeto!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE