Como é o consumo energético de sua escola

Por Andreia Ferreira de Queiroz Cunha

Sobre eu

Olá, sou a professora Andréia Ferreira de Queiroz Cunha, formada em Pedagogia e com Pós Graduação em Alfabetização e Letramento, leciono desde 2002 no Município de São Miguel Arcanjo. Esse ano estou trabalhando com o 4º ano da EMEF Vereador José Camargo na zona rural, bairro Abaitinga. A maioria dos alunos são carentes, não têm acesso a internet, jornais e revistas. Sempre quando tem pesquisa tenho que levar o material impresso para eles. Mas são alunos curiosos e participativos, adoram novas descoberta e aventuras.

Minha história

Realizamos a Atividade 1, onde fizemos o mapeamento da escola com os equipamentos elétricos e eletrônicos. Como tenho uma turma pequena fiz grupos com 3 alunos em cada grupo. Foi bem organizado e cada um respeitou o seu papel no grupo.

Os resultados dessa ação

Os alunos adoraram fazer essa pesquisa, ficaram impressionados com as descoberta de quantidade de lâmpadas e tomadas que tem na escola, e como deve gastar energia com essas quantidades de equipamento. Eles, sozinhos, chegaram a conclusão que durante o dia não há necessidade de ficar com as lâmpadas acesas e que o bebedouro não tem necessidade de ficar ligado a noite. Foram muito participativos e reflexivos sobre a questão. Foi muito bom socializar com os alunos sobre esse tema importante para nossa vida. (Os pais não autorizaram mandar imagem).