Carta e Fotos

Por Maria Madalena Contessa Camargo

Sobre eu

Meu nome é Maria Madalena, sou professora há 24 anos, estou com o 4º ano na EM Professora Josefina Chiarini Borghesi que atende na sua maioria alunos da Zona Rural. A maioria dos alunos não têm acesso a internet para utilizar o jogo com a família. A única oportunidade para os alunos é nas aulas de informática.

Minha história

Fazer o mapeamento da escola com os alunos foi uma atividade muito interessante, pois eles descobriram alguns objetos de energia como os disjuntores que nunca tinham ouvido falar. Participaram muito dando opiniões, fazendo questionamentos e trocando experiências.

Os resultados dessa ação

O resultado foi muito bom, pois havia algumas falhas que a direção ainda não tinha detectado e assim com a carta dirigida a diretora, ela pode tomar as devidas providências. "Cara diretora, da EM Profª Josefina Chiarini Borghesi, Senhora: Renata Assalim Lourenson Nós alunos do quarto ano A, queremos através desta agradecer por toda atenção e colaboração durante sua entrevista e também pelo apoio que nos deu para que pudéssemos observar toda a parte elétrica, eletrônica e inclusive por permitir que um dos funcionários nos acompanhasse durante a observação. Através dessa observação a gente aprendeu muito sobre nossa escola, como por exemplo que ela está em boas condições de funcionamento, assim como os equipamentos. Percebemos que não há muitos reparos a se fazer e também que nós podemos fazer nossa parte para diminuir o consumo de energia aqui no ambiente escolar. Observamos algumas coisas que não sabíamos como por exemplo os disjuntores, que até então eram para nós umas “caixas” nas paredes da escola. Descobrimos que eles são ligados de manhã pelos inspetores não permitindo por exemplo que possamos desligar as lâmpadas na sala de aula na hora do recreio, pois não há interruptores nas salas de aula, mas também descobrimos que para os ventiladores há interruptores e que eles podem ser desligados nos horários do recreio e nas aulas extras em que não estivermos usando as salas. Sabemos que pode parecer pouco, mas ainda estamos dispostos a ficarmos atentos e a ajudar a resolver quaisquer outros problemas que viermos a descobrir e dar nossas contribuições, lógico dentro daquilo que estiver ao nosso alcance. Atenciosamente, alunos do 4º ano A."

04759800-d754-4290-9523-1782bf38d4d0