Atividade 1

Por Marlete Barbosa da Silva França

Sobre eu

Sou professora do ensino fundamental e leciono para uma turma bem heterogênea (tanto em faixa etária como em nível de aprendizagem). Esse projeto está transformando nossa visão (minha e dos alunos) sobre o consumo...porque antes pensávamos de maneira muito abreviada e agora investigamos, pesquisamos e colocamos a mão na massa (na medida do possível) pensando de uma forma global e não mais individualista como antes.

Minha história

Carta para a diretora de nossa escola - Escrita coletivamente - Professora escriba Querida diretora "A turma do 4º ano- A está participando do projeto CPFL nas escolas e estamos estudando meios para economizar energia elétrica. Fazendo um passeio pela escola descobrimos muitas coisas interessantes como, por exemplo, alguns problemas nas instalações elétricas por ser um prédio muito antigo. Observamos que existem muitas tomadas no antigo padrão brasileiro, assim como inúmeras lâmpadas queimadas, além de aparelhos elétricos e eletrônicos quebrados ou sem uso. Sendo assim, gostaríamos que analisasse com carinho algumas ideias que tivemos para que possamos reverter alguns custos em benefício para a escola: 1- Seria possível a troca dessas tomadas para tomadas com o novo padrão brasileiro? 2- As lâmpadas queimadas poderiam ser substituídas? Principalmente por outras mais econômicas? 3 - Existe a opção de colocar interruptores nas salas de aula para que as luzes possam ser apagadas quando estiverem sem uso? 4 - Podemos deixar os aparelhos como Tv, DVD, micro-ondas fora do modo standby para economizar energia? 5- Os aparelhos quebrados e sem uso não podem ser vendidos? Nossa ideia é que essas ações possam gerar algum dinheiro que ajude a escola com necessidades de pequenos reparos. Sem mais, agradecemos sua atenção. Atenciosamente, Turma do 4º ano - A"

Os resultados dessa ação

No momento, como ainda não foi possível realizar as trocas sugeridas para a equipe gestora, estamos começando um trabalho de formiguinhas, bem pequeno, mas de grande valia... Quando entramos na sala uma criança se responsabiliza em ligar os ventiladores (se realmente estiver quente o ambiente), quando saímos para o intervalo outro desliga e quando voltamos, outro liga novamente. Ao final da aula, todos se lembram que a ação deve ser repetida, o que antes não acontecia, os ventiladores acabavam ficando ligados até o próximo período, mesmo sem ninguém na sala de aula. Em casa, eles já adquiriram a consciência de banhos mais curtos, evitar abrir sem justificativa a geladeira, não deixar os carregadores nas tomadas, e tirar os aparelhos do modo standby. Isso é compartilhado pelos alunos na sala.

c20 c21