Atividade 1

Por Marlete Barbosa da Silva França

Sobre eu

Muito discrepante (crianças de 9 a 14 anos), o que me faz sempre adaptar minhas aulas com o lúdico, de uma maneira em que eles se divirtam e façam da aquisição do conhecimento uma viagem interessante e inesquecível.

Minha história

Iniciamos a Atividade 1 com uma roda de conversa, socializando os saberes que cada um trazia sobre energia, onde a encontramos e se eles imaginavam que existiam variações (transformações de uma energia em outra). Isso aguçou a curiosidade deles para o passo seguinte, que era a investigação. Em se tratando de crianças, sabemos que a ludicidade facilita a aprendizagem, então confeccionei aventais simples de TNT com a escrita "Investigadores da Energia" e com uma lupa na mão, a equipe guiava os amigos pela escola. Eles se sentiram verdadeiros investigadores. Apenas segui o grupo, mas deixei que as próprias crianças tirassem suas conclusões a respeito do que viam, e a cada descoberta via o brilho de cada olhinho. Fiz intervenções pontuais onde houve a necessidade. Eles não imaginavam a quantidade de lâmpadas que a escola possuía e nem o montante de lâmpadas queimadas. Todos desconheciam que as tomadas possuem mais de um padrão (atual e antigo) e a contagem se tornou uma aventura. Por ser uma escola de periferia, as crianças não faziam ideia de como eram alguns dos aparelhos descritos na investigação, então previamente salvei algumas imagens no celular (das diferentes tomadas e lâmpadas, exaustores, ar condicionado, estabilizador, bebedouro elétrico, etc) e para eles acabou sendo a descoberta de um mundo novo. Na atividade seguinte essas imagens foram impressas e montamos um cartaz com a quantidade de equipamentos da escola. A mesma equipe guiou o grupo na entrevista, já que eram as crianças com mais facilidade de escrita. Após todo o processo da atividade 1 pela escola, voltamos para a sala e socializamos de maneira mais eficiente os saberes e descobertas.

Os resultados dessa ação

A participação das crianças durante essa parte do projeto foi incrível, porque além de ficarem aguçados e curiosos por um tema tão importante e que no dia a dia deles ainda não tinha relevância, começaram a cobrar os próprios amigos na sala de aula com relação a economia (no nosso caso, o desligamento dos ventiladores quando não são necessários). A atividade ainda rendeu boas risadas e uma "fila de espera" para o uso do avental de investigadores. Sei que é um caminho longo a prosseguir, pois a finalidade é que esse conhecimento possa ser expandido até suas casas, e gere uma consciência também em suas famílias. Mas, estamos no caminho certo e ansiosos para a próxima atividade... ainda há muito a se fazer!

c11 c12 c13 c14 c15 c16 c17