CPFL nas Escolas: eficiência energética e muita diversão

08/14/2019

Já parou para pensar qual a importância da energia elétrica nas nossas vidas? Ela está presente em quase todas as atividades rotineiras, como pegar elevador, acender as luzes de casa ou fazer um cafezinho pela manhã. É difícil imaginar como seriam nossas vidas sem ela. Por isso é tão importante criarmos uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, que enxerguem a energia como um bem que deve ser cuidado por meio de hábitos mais inteligentes.

A iniciativa CPFL nas Escolas – Energia em Jogo convida professores, alunos e suas famílias, em municípios do interior do estado de São Paulo, a entender mais sobre energia e sobre como seu consumo pode impactar o meio ambiente e a vida de todos nós. Durante o projeto, as crianças e jovens aprendem sobre como ela é gerada, se transforma, pode ser classificada e entendida, conceitos essenciais como eficiência energética e acesso à energia – tudo isso para que mudanças reais sejam promovidas na vida dos estudantes e suas famílias, contribuindo para criar uma sociedade mais justa e sustentável.

A jornada de 2019 já começou! Os primeiros encontros de formação aconteceram em junho. Até o momento, 178 professores das cidades de Monte Mor, Cosmópolis, Guareí, Elias Fausto, Capivari, Morungaba, São Miguel Arcanjo e Sarapuí (dados a serem atualizados) conheceram com mais detalhes os recursos didáticos que vão guiá-los durante a iniciativa.

Para a secretária de educação da cidade de Elias Fausto, Sandra Bicudo de Almeida, o encontro de formação, liderado pela professora Lilian Faversani, serviu para que os professores refletissem sobre a própria aprendizagem, não só sobre a dos alunos. “Foi uma formação muito boa e a palestrante é excelente. Ela começa explicando para a gente que nós achamos que sabemos tudo sobre ciência, mas na verdade não sabemos nada!”, brinca Sandra. “Ela questiona muito o professor. A gente percebeu que não só os alunos têm que aprender, mas os professores também.”

A expectativa é que cerca de 25 mil alunos participem das sete atividades propostas para a sala de aula por CPFL nas Escolas – Energia em Jogo. Além disso, a Unidade Móvel do projeto, que visitará as cidades participantes, e o aplicativo, que amplia os temas tratados na escola envolvendo as famílias dos estudantes, deixam o aprendizado ainda mais divertido. “Deixamos bem claro para todos os professores que as famílias tinham que ser envolvidas, por meio do aplicativo, para realmente diminuir o consumo de energia”, conta Sandra.

Segundo a secretária, o tema da eficiência energética até era abordado em sala de aula, mas muito superficialmente. “Antes de mais nada, vem a importância relacionada a economizar, porque não se tem noção de gasto e desperdício”, pontua Sandra. “Mas também é muito importante na escola em si. Por mais que o professor fale do assunto, não surte o mesmo efeito de um projeto. Eu acho que, dessa forma, as crianças vão falar mais sobre isso em casa.” Quer jeito mais bonito de começar esse trajeto do que pensando em conjunto?

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

INICIATIVA
REALIZAÇÃO