CPFL nas Escolas Digital: uma resposta aos desafios deste 2020

11/06/2020

Em poucas semanas, nossa vida se transformou completamente. A pandemia global da COVID-19 tem exigido adaptação em todos os aspectos do cotidiano: trabalho, estudo, vida social, cuidado com a saúde… Afinal, o essencial neste momento é cuidarmos da coisa mais importante que possuímos: a vida – a nossa vida e a das pessoas que nós amamos.

Desde que as escolas fecharam suas portas, a Equipe CPFL nas Escolas – Energia em Jogo tem dedicado esforços a pensar numa solução capaz de, simultaneamente, corresponder ao novo normal e continuar disseminando nas comunidades onde a CPFL atua uma cultura de consumo racional e eficiente de energia elétrica.

O resultado deste esforço é o CPFL nas Escolas Digital – Energia em Jogo, uma nova fase do projeto CPFL nas Escolas – Energia em Jogo.

 

O QUE ISSO SIGNIFICA?
Significa, principalmente, que a partir de agora, todas as atividades do projeto passarão a ser realizadas em um ambiente virtual – preservando a segurança e a saúde de estudantes, professores e professoras, gestores e também da equipe CPFL nas Escolas. Não haverá mais visitas presenciais dos estudantes à Unidade Móvel, nem formações presenciais de professores. Esses conteúdos continuarão a existir, mas serão adaptados para o formato digital.

 

O QUE NÃO VAI MUDAR?
A metodologia e os referenciais teóricos do projeto continuarão os mesmos: o foco nas sete operações intelectuais próprias à produção de conhecimento conforme Neil Postman e o conjunto de conceitos, procedimentos e valores que orientam as atividades. O alinhamento aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular também será mantido, assim como o objetivo central do projeto: disseminar nas comunidades escolares uma educação para a eficiência energética que explora o jeito de pensar da ciência.

 

O QUE VAI MUDAR?
Todas as atividades e recursos já tradicionais do CPFL nas Escolas – as 7 atividades com orientações para professores e exercícios para alunos, os experimentos, os jogos, as microaulas para educadores, o aplicativo da Ledinha – serão articulados em trilhas de aprendizagem em uma plataforma digital.

A formação de professores acontecerá online nesta mesma plataforma, por meio de conteúdos em diferentes formatos (como vídeos, textos, jogos) e uma live para esclarecimento de dúvidas.

Os textos e informações contidos no material didáticos serão adaptados em linguagem e formato e disponibilizados na plataforma. Além disso, o conteúdo será ampliado por meio de referências, hiperlinks e convites a novas atividades.

Para os estudantes, as atividades serão disponibilizadas em um aplicativo gamificado, tornando o percurso educativo interessante e divertido.
A cada etapa do caminho, estudantes e professores poderão interagir entre si e com a Central de Relacionamento por meio de fóruns e contarão com tutoria especializada dos educadores da Equipe CPFL nas Escolas.

 

FIQUE TRANQUILO! A EQUIPE CPFL NAS ESCOLAS ESTARÁ COM VOCÊ A CADA PASSO DO CAMINHO!
Nós também estamos nos adaptando. Vamos aprender juntos. Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com a equipe por WhatsApp (11) 97123-1396 e (11) 98139-0319 ou e-mail contato@cpflnasescolas.com.br.

As inscrições para CPFL nas Escolas Digital – Energia em Jogo já estão abertas. Em tempo, você receberá um e-mail com seus dados de acesso (login e senha) à plataforma.

PARTICIPE!

8 Comentários

  1. MARILY ANANIAS CREMASCO

    Neste momento realmente temos que buscar adaptações de estudos, pois temos a tecnologia a nosso favor…Mas me preocupo com os alunos que a não tem esse acesso. Nós estamos nos reinventando cada dia e acredito que este formato de formação irá nos ajudar e muito para chegar a todos os alunos.

    Responder
    • CPFL nas Escolas

      Olá, professora Marily!
      Você está corretíssima, a tecnologia está a nosso favor mas ainda temos um longo caminho a percorrer no Brasil em termos de acesso à internet.
      O CPFL nas Escolas Digital vai contemplar esse desafio. Por isso, todas as atividades dos alunos serão realizads por meio de um aplicativo para smartphone. Como você diz, Marily, muitos alunos não têm acesso à tecnologia. Por isso, pensamos numa solução que englobe inclusive quem não tem computador ou acesso cabeado à internet. Basta o pai, mãe ou algum familiar ter um celular com plano de dados para que o estudante possa participar de todas as etapas do CPFL Digital.

      Responder
    • Mari Angela Narcizo Gomes

      Muito interessante…realmente o momento é para inovação e criatividade…

      Responder
  2. THAIZ DE MELO GATTI

    Bom dia. O ano passado eu es tava na escola de Alambari. Foi muito interessante o projeto. Nesse ano posso me inscrever com outra escola?

    Responder
    • CPFL nas Escolas

      Olá, Thaiz!
      É muito bom saber que você está a fim de participar do projeto de novo em 2020. Muito obrigada por esse reconhecimento!
      A resposta para a sua dúvida é SIM, você pode se inscrever com outra escola. Mas fique tranquila, a Central de Relacionamento vai entrar em contato com você para esclarecer quaisquer outras dúvidas que você tiver.

      Responder
  3. Karina Bordenalli Munaro

    Estou interessada no curso e gostaria muito de fazer a inscrição, será que por aqui mesmo eu preenchendo esses dados vocês entram em contato é isso?

    Responder
    • CPFL nas Escolas

      Olá, Karina!
      Que bom saber do seu interesse!
      Que tal a gente conversar ao vivo pra você entender o passo a passo da inscrição?
      Por favor, envie uma mensagem de WhatsApp para o número (11) 97123 1396 que a Equipe CPFL nas Escolas Digital está à disposição para te ajudar.
      Nós também vamos mandar um e-mail perguntando seu número, ok? Assim podemos entrar em contato direto com você e resolver todas as suas dúvidas.

      Responder
  4. RONALDO VIEIRA PINTO

    Boa noite! Fico contente em fazer parte desse projeto, como estamos em quarentena devido a pandemia, os alunos terão um estímulo a mais em pesquisar algo novo. Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor e procurar reinventar junto com os alunos, pois eles gostam de desafios. Com tudo isso juntamos o útil ao agradável.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

INICIATIVA
REALIZAÇÃO